Skip links

Os pedais do sexo. Conhece os seus? O Modelo de Controlo Dual ajuda.

Alguma vez começou a envolver-se sexualmente, tudo parece fazer sentido, e de repente, algo mudou? Alguma vez sentiu que o seu interruptor do sexo simplesmente não liga? Talvez porque esse interruptor não seja de ON/OFF, mas seja mais como os pedais de um carro.

Perder ou ganhar desejo sexual não significa automaticamente que existe algo de errado. Por vezes, os travões ou os aceleradores de excitação estão a ser pressionados com muita força ou não o suficiente, o que pode afetar a nossa disponibilidade para ter prazer. O Modelo de Controlo Dual pode ajudá-la a compreender melhor como funciona a sua relação com o sexo, e como sentir mais prazer sexual.

O que é o Modelo de Controlo Dual?
O Modelo de Controlo Dual, foi desenvolvido por John Bancroft e Erick Janssen, no final dos anos 90, para explicar o desejo sexual. Esta teoria propõe a existência de dois mecanismos neurofisiológicos independentes: o sistema de excitação sexual e o sistema de inibição sexual. O Sistema de Excitação Sexual serve o propósito de ativar o desejo sexual e o Sistema de Inibição Sexual serve o propósito de o suprimir.

Como funcionam os dois sistemas?
É através do equilíbrio entre os dois sistemas que é determinada a nossa resposta sexual.

O Sistema de Excitação Sexual – o acelerador- habitualmente é ativado na presença de pistas eróticas explicitas (ex. toque, beijos, palavras), amor ou vinculo afetivo, pistas visuais e comportamentos românticos.
O Sistema de Inibição Sexual – o travão – entra em ação quando temos sentimentos negativos acerca do nosso corpo ou sobre a sexualidade, quando estamos preocupadas com o nosso desempenho sexual, quando sentimos que estamos a ser usadas pela nossa parceria, quando existe stress, etc.
Por exemplo, se o sistema de excitação sexual for ativado com mais força do que o sistema de inibição sexual, a pessoa terá uma resposta sexual positiva. Por outro lado, se o sistema de inibição sexual for ativado com mais força do que o sistema de excitação sexual, a pessoa poderá ter uma resposta sexual negativa.

Como podemos saber quais são os nossos pedais?
A compreensão dos nossos pedais envolve, sem dúvida, algum tipo de autoconhecimento sexual. Comece por fazer uma lista de aceleradores e uma lista de travões. Abaixo encontra um exemplo. Procure ser o mais específica possível e recorde algumas considerações, antes de pegar no papel e na caneta:

  • A noções sobre o sexo variam de pessoa para pessoa. Tire um tempo para pensar acerca das suas. Podem não ser tão obvias como imagina.
  • Pense acerca da sua própria experiência pessoal, ao invés de pensar o que “deveria” pensar ou sentir.
  • É natural haver mais itens na sua lista de travões do que da sua lista de aceleradores.
  • Esteja aberta a criar a vida sexual que deseja ter.
AceleradoresTravões
Coisas que ajudem-na a aumentar o desejo sexual, ou seja, sentimentos, pensamentos, contextos, estímulos sensoriais, etc.Coisas que a retraem de um envolvimento sexual, ou seja, sentimentos, pensamentos, contextos, estímulos sensoriais, etc.
Beijos no pescoçoUma discussão
Sexting durante o diaOs filhos estarem acordados
Estar nua com a minha parceriaStress no trabalho
Ter tempo de qualidade com a minha parceriaTer uma pilha de roupa no chão por arrumar
O cheiro da outra pessoaSentir-me obrigada a ter relações sexuais

Após realizar a lista, experimente partilhá-la com a sua parceria. Encontrem possíveis soluções para os seus travões e invistam naquilo que a acelera o seu desejo para ter envolvimento sexual.

Caso se defronte com muita dificuldade em encontrar aceleradores, procure ajuda profissional. A consulta de Sexologia Clínica é a mais indicada quando não existe repertório sexual e algum tipo de dificuldade.

Muito Obrigada

Ficamos felizes por a receber!

Para agendamento de consulta ou de acompanhamento integrado, entre em contacto connosco:

Continuar a navegar

Agendar

Ficamos felizes por a receber!

    Dúvidas? Fale connosco

    Inscrição no Curso de Cuidados Perinatais:
    Bem-estar Integral na Gravidez, Parto e Pós-parto

    Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

      Dúvidas? Fale connosco

      Inscrição no programa de mindfulness

      Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

        Dúvidas? Fale connosco

        Inscrição na formação “Como gerir a ansiedade”

        Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

          Dúvidas? Fale connosco