Skip links

Glossário / Humor

Humor

O que é?

O humor pode ser definido como um estado de ânimo relativamente estável e que influencia o comportamento de uma pessoa, a sua perceção de si e perspetiva do mundo. 

O humor não depende de um estímulo externo, não é desencadeado por uma experiência ou evento específico, é antes um estado afetivo de longa duração, algo subjetivo que tem uma expressão externa e que através desta expressão é frequentemente identificado como positivo ou negativo.

Pode-se diferenciar das emoções, que tendem a ser mais fortes e específicas, enquanto os humores são mais gerais e menos intensos.

No entanto, o humor pode ser influenciado por vários fatores, incluindo cansaço, alterações do sono, stress, aspetos sociais, acontecimentos de vida, aspetos físicos e de saúde.

No funcionamento de cada um, o humor pode influenciar a motivação e a tomada de decisão. Nas relações, pode impactar nas interações e na forma como se regula a relação.

Benefícios do humor para a saúde mental

Manter um humor positivo é algo frequentemente procurado através do riso. Rir desencadeia automaticamente mudanças físicas e mentais positivas que ajudam a relaxar a mente. Os benefícios de curto prazo do riso incluem aspetos como o alívio do stress, o alívio da tensão e a estimulação de órgãos internos, sendo que todos estes fatores contribuem para estimular o bom funcionamento físico.

Por outro lado, a longo prazo identificam-se vários benefícios do humor na saúde mental e física, comprovados cientificamente: o impulso que é dado ao sistema imunológico, o papel do humor no alívio da dor, a importância do humor numa perspetiva de positividade no estilo de vida e a importância do bom humor como promotor de uma sensação geral de bem-estar, com maior interesse pela vida, energia e produtividade.

Perturbações do humor

Por vezes surgem perturbações ao nível do humor, como a depressão ou a perturbação bipolar. Estes quadros são condições médicas sérias que podem acarretar consequências nefastas. Nestes casos, é muito importante procurar um profissional de saúde mental para avaliar a situação e clarificar se será necessário tratamento para a perturbação do humor.

Referências

Muito Obrigada

Ficamos felizes por a receber!

Para agendamento de consulta ou de acompanhamento integrado, entre em contacto connosco:

Continuar a navegar

Agendar

Ficamos felizes por a receber!

    Dúvidas? Fale connosco

    Inscrição no Curso de Cuidados Perinatais:
    Bem-estar Integral na Gravidez, Parto e Pós-parto

    Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

      Dúvidas? Fale connosco

      Inscrição no programa de mindfulness

      Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

        Dúvidas? Fale connosco

        Inscrição na formação “Como gerir a ansiedade”

        Preencha o formulário abaixo para considerarmos a sua inscrição e receber mais informações

          Dúvidas? Fale connosco